
Ana Farinha
Acupuntura
Medicina Tradicional Chinesa
Um portal para a saúde
Sobre mim
O meu nome é Ana farinha, sou Especialista de Medicina Tradicional Chinesa (Cédula Prof. Nº 006698) , Acupuntura (Cédula Prof. Nº 0051647).
Tive contacto com a Medicina Chinesa pela primeira vez em 2009 como paciente. O sucesso dos resultados despertou o meu interesse e decidi inscrever-me no curso de Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura e Fitoterapia na UMC (Universidade de Medicina Chinesa), que durou 5 anos.
Apaixonei-me por esta área e abandonei totalmente a atividade que exercia na altura, ligada à Distribuição Alimentar. Desde então, trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem me procura, estando sempre em constante formação na área da saúde e bem estar. Sou também formadora certificada.


Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa é uma Medicina Milenar, pois surgiu na China há milhares de anos. Esta medicina estuda e trata o ser humano como um todo, tendo por isso uma visão holística do mesmo. Procura assim, restabelecer o seu equilíbrio energético, fisiológico e emocional.
A acupuntura é a técnica mais conhecida da Medicina Tradicional Chinesa, no entanto, esta dispõe de vários métodos e técnicas para tratar os seus pacientes, das quais, eu utilizo:
- Acupuntura
- Fitoterapia
- Moxabustão
- Auriculoterapia
- Ventosaterapia
- Electroestimulação
- Laser
- Stiperterapia
Sendo uma medicina de prevenção e promoção de saúde e bem estar, a escolha dos métodos terapêuticos são escolhidos individualmente, de acordo e consoante o caso a tratar.



Acupuntura
A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na aplicação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo com o objectivo de tratar várias patologias e promover saúde
Fitoterapia
Formulas à base de plantas medicinais chinesas
Ventosaterapia
A Ventosaterapia baseia-se na aplicação de ventosas na pele pelo uso da pressão negativa produzida pelo vacuo, eliminando os gases estagnados e promovendo a circulação sanguínea local, melhorando as sensações dolorosas e as contraturas musculares, entre outras.
Acupuntura
Patologias
A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece que a acupuntura atua de forma eficaz em diversas patologias, entre elas:
-
Dores: Sistema osteo-articular, Cefaleias, Enxaquecas, entre outras
-
Alterações do sistema nervoso: Ansiedade, Insónia, entre outras
-
Disturbios ginecológicos, infertilidade
-
Problemas de pele, alergias
-
Problemas respiratórios: Asma, Tosse, entre outros
-
Problemas gastrointestinais: Diarreia, Obstipação, entre outros
-
Ajuda a melhorar a qualidade de vida dos doentes crónicos
-
Ajuda em processos de emagrecimento
-
E muitas outras…

"Trate a causa, não o efeito"
Dr. Edward Bach
Nota:
A Medicina Tradicional Chinesa é uma das 7 Terapêuticas Não Convencionais regulamentadas, sendo complementar, e não alternativa.
Estas informações não substituem os cuidados médicos habituais.